PALESTRANTES

II COLÓQUIO NACIONAL FORMACCEINFÂNCIA:
DIREITO E PROMOÇÃO À INFÂNCIA

CICLO II: 22 a 24 de setembro de 2016

Profª Drª Tânia Ramos Fortuna

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Especialização em Jean Piaget (1986), Mestrado em Educação - área de concentração Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação (2011) pela mesma Universidade. É Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou e dirige o Programa de Extensão Universitária? Quem quer brincar?
Autora de dezenas de textos sobre Jogo, Brinquedo, Brincadeira, Ludicidade e Educação, tem proferido palestras e cursos no Brasil e exterior sobre o assunto. Coordena a Coleção; Clássicos do Jogo, publicada pela Editora Vozes.

Ph.D. Lenira Haddad

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997) e pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011).
É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas, membro do conselho consultivo da Revista Pátio Educação Infantil e líder do Grupo de Pesquisa; Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, currículo, abordagem educativa High/Scope, profissionalismo em educação infantil, políticas integradas de cuidado e educação infantil, pesquisa com crianças, cultura de pares e representações sociais.


Prof. Dr. Roberto Sidnei Alves Macedo 

Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII, Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça. Atualmente é Professor Titular da UFBA, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento.


Profª Drª Lynn Rosalina Gama Alves

Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia e professora visitante do Instituto Tecnológico de Bragança - Mirandela - Pt.


Prof. Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC - AL/2011), Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013).
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco - Revasf. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.


Profª Drª  Maria Elisa Pacheco de Oliveira Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2012).
Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana, professora formadora da Universidade Federal da Bahia e estudante/pesquisadora da Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, prática pedagógica, pesquisa, educação e alfabetização.


Profª Drª Mônica Appezzato Pinazza       

Graduação em Psicologia pela Pontifica Universidade Católica de Campinas/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada (livre-docente) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).


Maria Thereza Marcílio (AVANTE-RPN) 

Mestra em Educação pela Harvard Graduate School of Education da Harvard University – Cambridge Massachusetts e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB), assessora técnica da Coordenação de Educação Pré-Escolar (COEPRE) do MEC; no biênio 2011/2012 também coordenou a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e é membro da Academia Baiana de Educação.
Possui larga experiência na implantação e coordenação de projetos pioneiros em educação infantil e alfabetização e em formação continuada de professores das redes pública e particular. É consultora da ONG Avante – Educação e Mobilização Social desde a sua fundação e gestora institucional.


Prof ª Drª Ordália Alves de Almeida

Possui graduação em Pedagogia - Magistério da Pré-Escola, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutorado em Educação -´ Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (2001).
Realizou Pós-Doutoramento na área da Sociologia da Infância, no Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Braga/Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel Sarmento, no período de Janeiro de 2008 a Fevereiro de 2009. É professora Associada II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação da Infância, atuando principalmente na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas,Mato Grosso do Sul e Sergipe. Coordena o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS.


Me. Laíze Gabriela Benevides Pinheiro

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (2011), especialização em Criminologia, Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (2014) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é advogada do Instituto de Defensores de Direitos Humanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, UPP, cultura, movimentos sociais e justiça de transição.


Cyntia Santos Ruiz Braga

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). Atualmente é assessora jurídica - Recall do Brasil e assessora jurídica da Associação Paulista de Medicina - Regional Indaiatuba. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Trabalhista. Mestrado: aluna especial na Universidade de São Paulo (USP) - Direito Coletivo do Trabalho (1º semestre 2005) aluna especial na Universidade de São Paulo (USP) - Mediação Inter e Multidisciplinar Relações do Trabalho (2º semestre/2005) Pós graduação Lato Sensu : . Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (FMB) - 2012 . Especialização em Direito dos Contratos (CEU) - 2001 . Especialização - Curso de Relações Sindicais Trabalhistas - 2015 (em andamento) . Especialização - Direito Empresarial do Trabalho - FGV/SP - 2015 (em andamento) Inglês Jurídico – Intermediário.