I COLÓQUIO FORMACCEINFÂNCIA 2015



I COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS

CICLO I: 18 e 19 de novembro de 2015


Folder do Evento
Caderno de programação


O COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I acontecerá na Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus I, em 18 e 19 de novembro de 2015

Objetivo Geral 
Criar um intercâmbio científico e/ou tecnológico para debates e socialização de resultados de atividades de ensino, extensãoe pesquisa difundindo conhecimentos sobre a infância, formação docente, cultura infantil e suas linguagens

Objetivos Específicos 
Fortalecer o debate sobre o papel do pedagogo na formação da criança e na produção e valorização das culturas da infância.
• Divulgar pesquisas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos diversificados da educação infantil;
• Promover uma articulação entre diferentes campos do saber sobre a infância enquanto categoria social e discutir asimplicações dessa concepção para formação do pedagogo a partir das especificidades das práticas junto às crianças.
• Integrar experiências de ensino e de extensão produzidas por estudantes de pedagogia de diferentes Campi da Universidade do Estado da Bahia com as instituições de educação infantil[RR1] .



PROGRAMAÇÃO (2015)

I COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I: 18 e 19 de novembro de 2015



18/11/2015 (quarta-feira)
8h às 10h- Credenciamento– LOCAL: em frente ao Auditório José Rocha Laranjeiras - DCET


8h30Atividade cultural – “Sussuradores de versos” (ação de extensão do GELING-UFBA)

9h30 - Mesa INSTITUCIONAL DE ABERTURA

10h30- Mesa de Abertura: A CRIANÇA, O CURRÍCULO E AFORMAÇÃO - ENCONTROS E DESENCONTROS. Prof.ª Mônica Pinazza– USP e Prof.º Roberto Sidnei –UFBA-FACED-FORMACCE Mediação de Ana Paula Conceição (UNEB-DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA). Com sessão de autógrafos.

LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET
12h30Intervalo para almoço

13h30Sessões de pôster – TODOS OS EIXOS. Acompanhamento: Cinara Morais e Mônica Dias. Santana- UNEB-FORMACCEINFÂNCIA. LOCAL: HALL DE ENTRADA DO DEDC I

14h– Mesa de debate: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTILEdméa Santos - UERJ-Mediação de Maria Olívia Matos (UNEB-PPGEDUC). LOCAL: AUDITÓRIOJOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET


15h às 16h20Sessões de comunicações: LOCAL: SALAS DO DEDC
·         EIXO: Formação, currículo e docência na educação infantil - Mediação de Jociane Cajado – UNEB-DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA e Jucineide Santana-FORMACCEINFÂNCIA.
·         EIXO: Infância, brincar e letramento Mediação de Edna Pepe- SMED-BA e Dayse Lago-UNEB-DEDC I.

16h30 às 18h30 - Mesa de debate: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL – Mediação de José Humberto – DEDC I. LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET
1.      Infância e Políticas Públicas- Maria Tereza Marcílio - AVANTE
2.      Infância e Ludicidade- Rosemary Lacerda – UNIFACS-OCIDENTE
3.      Infância e Tecnologias- Mary Sales- UNEB-DEDC I- FORMACCEINFÂNCIA - PPGEduc

19hMesa de debate: O DIREITO DO BEBÊ AO APRENDIZADO– Marlene Santos- UFBA-FACED-EPIS/GEPEICI e Risonete Almeida UNEB – DEDC I–FORMACCEINFÂNCIA- Mediação: Patrícia Júlia Coelho-UNEB-DEDC.-LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET


20h30 às 21h30 - Sessões de comunicações: LOCAL: SALAS DO DEDC
EIXO: Linguagem artística, musical, visual, corporal, oral e escrita na educação infantil.
Mediação: Jocenildes Zacarias-UNEB-DEDCI I e Lorena Ribeiro-FORMACCEINFÂNCIA.

EIXO: Formação, currículo e docência na educação infantil. Mediação: Conceição Sobral-UESB e Jaqueline Santana- UNEB.

19/11/2015 (quinta-feira)

LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET
8h30-Mesa: ​AS CRIANÇAS E A ESCOLA: QUAL O ESPAÇO E O TEMPO DE SER CRIANÇA NA ESCOLA? – Maria Carmem Barbosa – UFS e Zilma de Moraes – USP - Mediação de Rosy Lapa -UNEB- DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA.

10h30 às 12h – Mesa de debate: Criança, imagens e consumo – Lynn Alves - UNEB - SENAI – Cimatec; Giulia Fraga – UNEB; Velda Torres - UFBA/UCSAL – Mediação de Antonete Xavier -UNEB-DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA.

12h-Intervalo para almoço.

13h30 – Apresentação Cultural: Micropeça infantil - A porquinha Chiquita, A bonequinha preta e Amigos de repente e Lili trancinhas (Grupo Canto do Conto/ IHAC/UFBA – Profas. Clarissa Braga e Jaqueline dos Santos)

14h - Mesa de debate: LITERATURA, LINGUAGENS E CULTURA INFANTIL - Lícia Beltrão-UFBA-FACED e Lica Araújo-UFBA-FACED.Mediação de Leila Soares (UFBA-FACED)

16h – 17h30 - Sessões de comunicações: LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS – DCET:
·         EIXO: Narrativas Infantis e Contação de Histórias- Mediação: Guaciara Soares- SEMED-BA
·         EIXOO que se diz sobre criança, infância e práxis educativa com crianças?Mediação: Suzane Maranduba - SEMED-BA

LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS – DCET:

17h40 - Apresentação CulturalDos fios das canções e das memórias nascem histórias de vida -Prof.º Sílvio Roberto Carvalho- UNEB-DEDC I.

17h40– SABORES E SABERES – (re)lançamento de livros.


19h10 às 20h30– Palestra Brincante da Canastra Real - A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO BRINCAR E NO APRENDER-Luciene Souza- UEFS- Mediação de Rosy Lapa (UNEB-DEDC I/FORMACCE-INFÂNCIA).



PALESTRANTES – 2015
                                       

Profª Drª Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Professora Associada (aposentada) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche., formação de professores, desenvolvimento infantil e currículo para educação infantil.

Profª Drª Maria Carmem Barbosa (UFRS) 
Pedagoga Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA e em problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat, mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias. É editora da Revista Pátio-Educação infantil. Atua como Líder de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN.

Prof. Dr. Roberto Sidnei Alves Macedo 
Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII, Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça. Atualmente é Professor Titular da UFBA, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação  e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento.

Profª Drª Edméa Oliveira dos Santos (UERJ)  

Pedagoga pela UCSAL, mestre  e doutora em Educação pela UFBA. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED-Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GPDOC- Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro da ANPED e da ABCIBER- Associação dos Pesquisadores em Cibercultura.



Profª Drª Lícia Maria Freire Beltrão (UFBA)

Graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal da Bahia.



 Profª Drª Lynn Rosalina Gama Alves (UNEB)

Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia e professora visitante do Instituto Tecnológico de Bragança - Mirandela - Pt.


         
Profª Drª Mônica Appezzato Pinazza (USP)

Graduação em Psicologia pela Pontifíca Universidade Católica de Campinas/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo  e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada (livre-docente) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).




DATAS IMPORTANTES (2015)


Inscrição de participantes - 27/08/2015 a 18/11/2015 

Submissão de textos - 27/08/2015 a 07/10/2015

Emissão de carta de aceite - sete dias após a submissão


Eixos:
1) Mediações de aprendizagens no contexto das creches e o direito do bebê ao aprendizado;
2) Infância, ludicidade e letramento;
3) Linguagem artística, musical, visual, corporal, oral e escrita na educação infantil.;
4) Formação, currículo e docência na educação infantil;
5) Narrativas infantis e contação de histórias;
6) Políticas públicas e Educação Infantil;
7) o que se diz sobre criança, infância e práxis educativas com crianças.



A ficha de inscrição e o resumo, no caso de inscrição com apresentação de trabalho, deve ser enviado para o email: forunebrinq@gmail.com




ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (2015)
COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS
CICLO I: 18 e 19 de novembro de 2015

FICHA DE INSCRIÇÃO

Período das inscrições para apresentar trabalho:
27/08/2015 a 17/10/2015
Eixos:
1) Mediações de aprendizagens no contexto das creches e o direito do bebê ao aprendizado;
2) Infância, ludicidade e letramento;
3) Linguagem artística, musical, visual, corporal, oral e escrita na educação infantil.;
4) Formação, currículo e docência na educação infantil;
5) Narrativas infantis e contação de histórias;
6) Políticas públicas e Educação Infantil;
7) o que se diz sobre criança, infância e práxis educativas com crianças.

Você deve encaminhar um Resumo Expandido (mínimo de duas laudas) do seu trabalho, no momento de sua inscrição, para o seguinte endereço forunebrinq@gmail.com


INSCRIÇÃO:

Nome
C.P.F.:                   R.G.:                      Passaporte:
Endereço:
Complemento
E-mail:
Telefones:
FORMAÇÃO:
Graduação (  )
Especialização (  )
Mestrando       (   )
Doutorando     (   )
Modalidade do trabalho: comunicação (   )           Pôster (   )
Eixo:
Título do trabalho:
Instituição a que se vincula:

RESUMO:


NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I

Inscrições gratuitas!!

Inscrições através do Link: 
http://www.sisdedci.uneb.br/inscricao/formacce.

O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, na UNEB - Campus I.


Link do Facebookhttps://www.facebook.com/events/441245899388448/



MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO EVENTO



Os prazos de envio de trabalhos para o  COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I: 18 E 19 de novembro de 2015 foram prorrogados para o dia 15/10/2015.

Aproveite!!!!


    Inscrevam-se  através do link: http://www.sisdedci.uneb.br/inscricao/formacce.


O encontro acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro, na UNEB, Campus I
A programação provisória já pode ser visualizada
Inscrições começam na próxima semana, através do NUPE


DATAS IMPORTANTES 

Inscrição de participantes - 27/08/2015 a 18/11/2015 

Submissão de textos - 27/08/2015 a 07/10/2015

Emissão de carta de aceite - sete dias após a submissão


PARTICIPEM!

Inscrição através do link: http://www.sisdedci.uneb.br/inscricao/formacce.






Os prazos de envio de trabalhos para o  COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I: 18 E 19 de novembro de 2015 foram prorrogados para o dia 06/11/2015.

 Inscrevam-se  através do link: http://www.sisdedci.uneb.br/



 PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE PÔSTER E COMUNICAÇÃO

 Folder do Evento
Caderno de Programação

INFORMES:

SOBRE A APRESENTAÇÃO DE PÔSTER:
A colocação e a segurança dos pôsteres serão de inteira responsabilidade dos autores inscritos para essa modalidade.
Não disponibilizamos suporte, nem barbantes para a colocação dos pôsteres. Apenas um prego.
A área de colocação será o Hall de entrada do Departamento de Educação – DEDC I.
Solicitamos que o pôster esteja sempre acompanhado de ao menos um de seus autores para a explanação de seu conteúdo.

SOBRE AS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO:
As sessões ocorrerão em salas do Departamento de Educação – DEDC, obedecendo aos horários abaixo especificados, portanto, solicitamos pontualidade.
Cada autor terá 15min para apresentar seu trabalho (contamos com a gentileza dos expositores em não ultrapassar esse horário para não prejudicar o momento de debate).
Cada sessão contará com 30min para o debate dos trabalhos apresentados.
Orientamos que as apresentações sigam a ordem abaixo apresentada, mas os mediadores de cada sessão terão total liberdade de alterar a ordem apresentada.
Somente autor ou co-autor poderá apresentar os trabalhos.
Contamos, em todas as salas com computador, data show e aparelhagem de som como recursos para as apresentações.

18/11/2015 (quarta-feira)
  13h30 às 14hSessões de pôster – TODOS OS EIXOS- ACOMPANHAMENTO: Cinara Morais e Mônica Dias  - UNEB-FORMACCEINFÂNCIA.
LOCAL: HALL DE ENTRADA DO DEDC I.
TRABALHOS APROVADOS
·    ·  O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS ATRAVÉS DO LÚDICO - Iana Sulamita da Silva Soares Rocha e Gabriela da Silva Ferreira de Oliveira
·     CIRANDA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE RESSIGNIFICAR A LINGUAGEM ATRAVÉS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS. Cristiane Sousa Santos e Bernadete Maria de Melo
·    PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO E IN (FORMAÇÃO) - Cristiane Sousa Santos
·     AS REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRAFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL- Rosangela Basto Oliveira, Silvia Letícia Costa Pereira Correia e Tarsis de Carvalho Santos
·   CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E INFÂNCIA NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DA EDUCAÇAO INFANTIL - Poliana Carvalho dos Santos, Ortência Morais da Silva, Maiane Almeida Meira, Patrícia Soares Oliveira, Conceição Sobral
·     AS TIC NA POTENCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSOS FORMATIVOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SALVADOR/BA - Kátia Soane Santos Araújo, Tarsis de Carvalho Santos e Silvia Leticia Costa Pereira Correia
·   LEITURA NA ESCOLA - A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR - Rosemary Lapa de Oliveira, Andressa Silva dos Santos, Mônica de Santana Dias e Maria Sônia Oliveira

18/11/2015 (quarta-feira)
15h às 16h20Sessões de comunicações: 
EIXO: Infância, brincar e letramento - Mediação de Edna Pepe- SMED-BAe Dayse Lago (UNEB-DEDC I)
LOCAL: SALAS DO DEDC
TRABALHOS APROVADOS
·        O ESPAÇO DO SABER LUDO-SENSÍVEL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ESTAGIÁRIAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Lucineide Ribas Leite Lima
·  A CRIANÇA E A CULTURA LÚDICA - Juliette Benvindo Muniz
·     CASA DE BRINCAR ALECRIM: UM ESPAÇO SINGULAR DE VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CIDADE DE AMARGOSA-BAHIA - Rafaela Guimarães e Ana Carla Nunes

EIXO: Formação, currículo e docência na educação infantil. Mediação de Jociane Cajado – UNEB-DEDC I- FORMACCEINFÂNCIA e Jucineide Santana- FORMACCEINFÂNCIA.
TRABALHOS APROVADOS
·     FORMAÇÃO CONTINUADA: PRÁTICA REFLEXIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Carla Gabriela Cruz Batista e Carla Virgínia da Silva Marinho Dias
·   SER PROFESSOR(A) NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA E OS SEUS SENTIDOS EXISTENCIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE - Rebecca Machado Oliveira da Silva e Liége Maria Sitja
·      SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Amanda Nery da Silva, Ivigne Silva Pontes, Jaqueline dos Santos Silva, Verônica Nascimento de Jesus, Conceição Maria Alves Sobral
·  O LÚDICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NA CASA DE BRINCAR ALECRIM - Rafaela Guimarães e Ana Carla Nunes

18/11/2015 (quarta-feira)
20h30 às 21h30 - Sessões de comunicações: SALAS DO DEDC
EIXO: Linguagem artística, musical, visual, corporal, oral e escrita na educação infantil -Mediação:Jocenildes Zacarias (UNEB-DEDCI I) e Lorena Ribeiro-FORMACCEINFÂNCIA
TRABALHOS APROVADOS
·   O REPERTÓRIO DE LINGUAGENS QUE CONSTITUI A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Fernanda Almeida Pereira
·  AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: INCENTIVOS À CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS LEITORES - Mônica de Santana Dias e Rosemary Lapa de Oliveira
·  A LEITURA NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO - Rosemary Lapa de Oliveira, Andressa Silva dos Santos
·   LEITURA: UMA FERRAMENTA PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO DA CRIANÇA - Isabel Macêdo Costa e Rosemary Lapa Oliveira

EIXO: Formação, currículo e docência na educação infantil. Mediação: Conceição Sobral-UESB e Jaqueline Santana- UNEB.
TRABALHOS APROVADOS
·   O LÚDICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NA CASA DE BRINCAR ALECRIM - Rafaela Guimarães e Ana Carla Nunes
·   PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR: PARA ALÉM DA VISÃO - Raquel Pimente Arruda, Itahinhaiany Cardoso de Almeida Lima e Francicleide Santos de Oliveira
·  ·   AS VIAGENS PEDAGÓGICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA TURISMO E AFINS - Ana Carla Nunes, Luiza Soares e Mônica Santana Santos
·    BIBLIOTECAS COMO ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DE RECURSOS TEXTUAIS Rosemary Lapa de Oliveira, Maria Sônia de Oliveira.
                                                                      

19/11/2015 (quinta-feira)
16h – 17h30 Sessões de comunicações: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS-DCET
EIXO: Narrativas Infantis e Contação de Histórias– Mediação: Guaciara Soares – SEMED-BA
·  A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PRÁTICAS DOCENTES - Carla Virgínia da Silva Marinho Dias e José Eduardo Ferreira Santos

·    “LELÊ GOSTA DO QUE VÊ, E VOCÊ?” O QUE AS CRIANÇAS FALAM SOBRE O QUE OUVEM - Daniela Loureiro Barretto e Rosemary Lapa de Oliveira
EIXO: O que se diz sobre criança, infância e práxis educativas com crianças – Mediação: Suzane Maranduba  - SEMED-BA
TRABALHOS APROVADOS
·  CONSIDERAÇÕES SOBRE ASPECTOS SUBJETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Andaiá Lima Mello
·     A BRINCADEIRA NAS CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA INSERÇÃO NOS PLANEJAMENTOS PEDAGÓGICOS - Josefa Romania Santana de Sousa e Fernanda Almeida Pereira
·  ·  EDUCAÇÃO INFANTIL: O ASPECTO PEDAGÓGICO DA ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA – Patrícia Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário