MEMÓRIA - I COLÓQUIO 2015


MEMÓRIAS
I COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS

CICLO I: 18 e 19 de novembro de 2015


Folder do Evento
Caderno de programação


O COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I acontecerá na Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus I, em 18 e 19 de novembro de 2015

Objetivo Geral 
Criar um intercâmbio científico e/ou tecnológico para debates e socialização de resultados de atividades de ensino, extensãoe pesquisa difundindo conhecimentos sobre a infância, formação docente, cultura infantil e suas linguagens

Objetivos Específicos 
Fortalecer o debate sobre o papel do pedagogo na formação da criança e na produção e valorização das culturas da infância.
• Divulgar pesquisas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos diversificados da educação infantil;
• Promover uma articulação entre diferentes campos do saber sobre a infância enquanto categoria social e discutir asimplicações dessa concepção para formação do pedagogo a partir das especificidades das práticas junto às crianças.
• Integrar experiências de ensino e de extensão produzidas por estudantes de pedagogia de diferentes Campi da Universidade do Estado da Bahia com as instituições de educação infantil[RR1] .



PROGRAMAÇÃO (2015)

I COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I: 18 e 19 de novembro de 2015



18/11/2015 (quarta-feira)
8h às 10h- Credenciamento– LOCAL: em frente ao Auditório José Rocha Laranjeiras - DCET


8h30Atividade cultural – “Sussuradores de versos” (ação de extensão do GELING-UFBA)

9h30 - Mesa INSTITUCIONAL DE ABERTURA

10h30- Mesa de Abertura: A CRIANÇA, O CURRÍCULO E AFORMAÇÃO - ENCONTROS E DESENCONTROS. Prof.ª Mônica Pinazza– USP e Prof.º Roberto Sidnei –UFBA-FACED-FORMACCE Mediação de Ana Paula Conceição (UNEB-DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA). Com sessão de autógrafos.

LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET
12h30Intervalo para almoço

13h30Sessões de pôster – TODOS OS EIXOS. Acompanhamento: Cinara Morais e Mônica Dias. Santana- UNEB-FORMACCEINFÂNCIA. LOCAL: HALL DE ENTRADA DO DEDC I

14h– Mesa de debate: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTILEdméa Santos - UERJ-Mediação de Maria Olívia Matos (UNEB-PPGEDUC). LOCAL: AUDITÓRIOJOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET


15h às 16h20Sessões de comunicações: LOCAL: SALAS DO DEDC
·         EIXO: Formação, currículo e docência na educação infantil - Mediação de Jociane Cajado – UNEB-DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA e Jucineide Santana-FORMACCEINFÂNCIA.
·         EIXO: Infância, brincar e letramento Mediação de Edna Pepe- SMED-BA e Dayse Lago-UNEB-DEDC I.

16h30 às 18h30 - Mesa de debate: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL – Mediação de José Humberto – DEDC I. LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET
1.      Infância e Políticas Públicas- Maria Tereza Marcílio - AVANTE
2.      Infância e Ludicidade- Rosemary Lacerda – UNIFACS-OCIDENTE
3.      Infância e Tecnologias- Mary Sales- UNEB-DEDC I- FORMACCEINFÂNCIA - PPGEduc

19hMesa de debate: O DIREITO DO BEBÊ AO APRENDIZADO– Marlene Santos- UFBA-FACED-EPIS/GEPEICI e Risonete Almeida UNEB – DEDC I–FORMACCEINFÂNCIA- Mediação: Patrícia Júlia Coelho-UNEB-DEDC.-LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET


20h30 às 21h30 - Sessões de comunicações: LOCAL: SALAS DO DEDC
EIXO: Linguagem artística, musical, visual, corporal, oral e escrita na educação infantil.
Mediação: Jocenildes Zacarias-UNEB-DEDCI I e Lorena Ribeiro-FORMACCEINFÂNCIA.

EIXO: Formação, currículo e docência na educação infantil. Mediação: Conceição Sobral-UESB e Jaqueline Santana- UNEB.

19/11/2015 (quinta-feira)

LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS - DCET
8h30-Mesa: ​AS CRIANÇAS E A ESCOLA: QUAL O ESPAÇO E O TEMPO DE SER CRIANÇA NA ESCOLA? – Maria Carmem Barbosa – UFS e Zilma de Moraes – USP - Mediação de Rosy Lapa -UNEB- DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA.

10h30 às 12h – Mesa de debate: Criança, imagens e consumo – Lynn Alves - UNEB - SENAI – Cimatec; Giulia Fraga – UNEB; Velda Torres - UFBA/UCSAL – Mediação de Antonete Xavier -UNEB-DEDC I-FORMACCEINFÂNCIA.

12h-Intervalo para almoço.

13h30 – Apresentação Cultural: Micropeça infantil - A porquinha Chiquita, A bonequinha preta e Amigos de repente e Lili trancinhas (Grupo Canto do Conto/ IHAC/UFBA – Profas. Clarissa Braga e Jaqueline dos Santos)

14h - Mesa de debate: LITERATURA, LINGUAGENS E CULTURA INFANTIL - Lícia Beltrão-UFBA-FACED e Lica Araújo-UFBA-FACED.Mediação de Leila Soares (UFBA-FACED)

16h – 17h30 - Sessões de comunicações: LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS – DCET:
·         EIXO: Narrativas Infantis e Contação de Histórias- Mediação: Guaciara Soares- SEMED-BA
·         EIXOO que se diz sobre criança, infância e práxis educativa com crianças?Mediação: Suzane Maranduba - SEMED-BA

LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ROCHA LARANJEIRAS – DCET:

17h40 - Apresentação CulturalDos fios das canções e das memórias nascem histórias de vida -Prof.º Sílvio Roberto Carvalho- UNEB-DEDC I.

17h40– SABORES E SABERES – (re)lançamento de livros.


19h10 às 20h30– Palestra Brincante da Canastra Real - A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO BRINCAR E NO APRENDER-Luciene Souza- UEFS- Mediação de Rosy Lapa (UNEB-DEDC I/FORMACCE-INFÂNCIA).



PALESTRANTES – 2015
                                       

Profª Drª Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Professora Associada (aposentada) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche., formação de professores, desenvolvimento infantil e currículo para educação infantil.

Profª Drª Maria Carmem Barbosa (UFRS) 
Pedagoga Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA e em problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat, mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias. É editora da Revista Pátio-Educação infantil. Atua como Líder de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN.

Prof. Dr. Roberto Sidnei Alves Macedo 
Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII, Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça. Atualmente é Professor Titular da UFBA, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação  e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento.

Profª Drª Edméa Oliveira dos Santos (UERJ)  

Pedagoga pela UCSAL, mestre  e doutora em Educação pela UFBA. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED-Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GPDOC- Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro da ANPED e da ABCIBER- Associação dos Pesquisadores em Cibercultura.



Profª Drª Lícia Maria Freire Beltrão (UFBA)

Graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal da Bahia.



 Profª Drª Lynn Rosalina Gama Alves (UNEB)

Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia e professora visitante do Instituto Tecnológico de Bragança - Mirandela - Pt.


         
Profª Drª Mônica Appezzato Pinazza (USP)

Graduação em Psicologia pela Pontifíca Universidade Católica de Campinas/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo  e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada (livre-docente) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).




DATAS IMPORTANTES (2015)


Inscrição de participantes - 27/08/2015 a 18/11/2015 

Submissão de textos - 27/08/2015 a 07/10/2015

Emissão de carta de aceite - sete dias após a submissão

Eixos:
1) Mediações de aprendizagens no contexto das creches e o direito do bebê ao aprendizado;
2) Infância, ludicidade e letramento;
3) Linguagem artística, musical, visual, corporal, oral e escrita na educação infantil.;
4) Formação, currículo e docência na educação infantil;
5) Narrativas infantis e contação de histórias;
6) Políticas públicas e Educação Infantil;
7) o que se diz sobre criança, infância e práxis educativas com crianças.


A ficha de inscrição e o resumo, no caso de inscrição com apresentação de trabalho, deve ser enviado para o email: forunebrinq@gmail.com




ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (2015)
COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS
CICLO I: 18 e 19 de novembro de 2015

FICHA DE INSCRIÇÃO

Período das inscrições para apresentar trabalho:
27/08/2015 a 17/10/2015
Eixos:
1) Mediações de aprendizagens no contexto das creches e o direito do bebê ao aprendizado;
2) Infância, ludicidade e letramento;
3) Linguagem artística, musical, visual, corporal, oral e escrita na educação infantil.;
4) Formação, currículo e docência na educação infantil;
5) Narrativas infantis e contação de histórias;
6) Políticas públicas e Educação Infantil;
7) o que se diz sobre criança, infância e práxis educativas com crianças.

Você deve encaminhar um Resumo Expandido (mínimo de duas laudas) do seu trabalho, no momento de sua inscrição, para o seguinte endereço forunebrinq@gmail.com


INSCRIÇÃO:

Nome
C.P.F.:                   R.G.:                      Passaporte:
Endereço:
Complemento
E-mail:
Telefones:
FORMAÇÃO:
Graduação (  )
Especialização (  )
Mestrando       (   )
Doutorando     (   )
Modalidade do trabalho: comunicação (   )           Pôster (   )
Eixo:
Título do trabalho:
Instituição a que se vincula:

RESUMO:


NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
COLÓQUIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO EM CONTEXTO E PRÁXIS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS - CICLO I

Inscrições gratuitas!!

Inscrições através do Link: 
http://www.sisdedci.uneb.br/inscricao/formacce.

O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, na UNEB - Campus I.


Link do Facebookhttps://www.facebook.com/events/441245899388448/



MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO EVENTO